O mundo fotográfico cada vez, mais tem utilizado da internet
como seu principal meio de divulgação, por conta da facilidade da divulgação de
seu trabalho e o baixo custo, as vezes quase zero em anunciar seu produto ou
serviço.
Para um fotógrafo é essencial um portifólio, uma lista dos trabalhos realizados pelo
profissional, afim de mostrar a qualidade de suas fotografia, referências e
modelo de trabalho do profissional.
Esse portifólio pode ser publicado de várias formas na
internet, hoje em dia existe uma diversidade de ferramentas a disposição dos fotógrafos
para mostrar seu talento. Vou citar algumas delas nesse post.
Flickr – É uma ferramenta muito popular entre os fotógrafos,
que possui uma interface simples e de muito fácil acesso, nele é possível
enviar suas fotos e fazer um controle de autorização sobre o conteúdo postado
como licença e autorização do arquivo
para download e etc.
Deviantart – É uma comunidade artística online, muito
semelhante a uma rede social e possui artistas de diversas áreas como designers
e pintores entre outros. Além de recursos de uma rede social, tem diversas
outras funções interessantes como a venda de impressões de seu trabalho em
molduras, camisetas, canecas e diversas outras funções.
Instagram – Rede social onde se é possível postar fotos
diversas e interagir com outros usuários fazendo comentários compartilhando as imagens.
Pinterest – é uma rede social exclusiva de compartilhamento
de fotos, semelhante a um quadro de inspirações onde os usuários podem
compartilhar e gerenciar imagens temáticas. Cada usuário pode compartilhar suas
imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções
ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações
disponibilizadas pelo site.
Site – Outra opção é a criação de um web site próprio
exibindo exclusivamente seu conteúdo, onde haveria um domínio personalizado e diversas
probabilidades de visuais, que combinem com você. Existem diversas ferramentas
para criação de sites gratuitas, como por exemplo wix, ou então se desejar, é
possível contratar um profissional para desenvolver o conteúdo desejado.
Bom essas foram algumas possibilidades para a divulgação do
trabalho com fotografia, certamente existes outras ferramentas a disposição do
fotógrafo para que seu trabalho seja divulgado e visualizado pelo seu público,
basta usar a ferramenta que melhor se adequa a sua realidade para demostrar
seus serviços a clientes em potencial.
Postado por:
Pedro Gustavo Esteves Gomes. (Post Autoral)
Aluno de Design Gráfico da Universidade Castelo Branco.
Nenhum comentário :
Postar um comentário