Os 4P’s do Marketing para Fotógrafos
Os 4P’s do Marketing para Fotógrafos
Os 4P’s do Marketing para Fotógrafos
Os 4P’s do Marketing para Fotógrafos
Confira
dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de
Marketing, e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido! - See
more at:
http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.7eOopSmM.dpuf
Confira
dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de Marketing,
e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido.
Ao
longo dos anos tenho estudado muitos fotógrafos de sucesso. Frequento
seus workshops, sigo cada um no Twitter ou no Facebook, e ainda
acompanho suas atualizações em seus blogues. Quando o assunto são os
negócios bem-sucedidos, fica mais nítida a importância que os 4P’s do marketing têm na trajetória de sucesso de cada um. Neste artigo compartilharei a importância dos 4P’s do marketing para fotógrafos. São eles, a propósito: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Cada vez mais pessoas têm acesso a equipamentos de última geração e fazem da fotografia um delicioso hobby. Além disso, com a quantidade de informações espalhadas pela Internet, obter conhecimento, de forma autodidata, ficou muito mais fácil. Todo esse aprendizado aliado à prática faz com que muitas pessoas arrisquem a sorte tentando trabalhar com fotografia.
Para se tornar um fotógrafo profissional (eu quero dizer transformar a fotografia em profissão principal) não existem pré-requisitos acadêmicos. Então, saiba as dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de Marketing, e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido.
- See more at: http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.7eOopSmM.dpuf
Cada vez mais pessoas têm acesso a equipamentos de última geração e fazem da fotografia um delicioso hobby. Além disso, com a quantidade de informações espalhadas pela Internet, obter conhecimento, de forma autodidata, ficou muito mais fácil. Todo esse aprendizado aliado à prática faz com que muitas pessoas arrisquem a sorte tentando trabalhar com fotografia.
Para se tornar um fotógrafo profissional (eu quero dizer transformar a fotografia em profissão principal) não existem pré-requisitos acadêmicos. Então, saiba as dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de Marketing, e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido.
- See more at: http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.7eOopSmM.dpuf
Ao
longo dos anos tenho estudado muitos fotógrafos de sucesso. Frequento
seus workshops, sigo cada um no Twitter ou no Facebook, e ainda
acompanho suas atualizações em seus blogues. Quando o assunto são os
negócios bem-sucedidos, fica mais nítida a importância que os 4P’s do marketing têm na trajetória de sucesso de cada um. Neste artigo compartilharei a importância dos 4P’s do marketing para fotógrafos. São eles, a propósito: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Cada vez mais pessoas têm acesso a equipamentos de última geração e fazem da fotografia um delicioso hobby. Além disso, com a quantidade de informações espalhadas pela Internet, obter conhecimento, de forma autodidata, ficou muito mais fácil. Todo esse aprendizado aliado à prática faz com que muitas pessoas arrisquem a sorte tentando trabalhar com fotografia.
Para se tornar um fotógrafo profissional (eu quero dizer transformar a fotografia em profissão principal) não existem pré-requisitos acadêmicos. Então, saiba as dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de Marketing, e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido.
- See more at: http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.7eOopSmM.dpuf
Cada vez mais pessoas têm acesso a equipamentos de última geração e fazem da fotografia um delicioso hobby. Além disso, com a quantidade de informações espalhadas pela Internet, obter conhecimento, de forma autodidata, ficou muito mais fácil. Todo esse aprendizado aliado à prática faz com que muitas pessoas arrisquem a sorte tentando trabalhar com fotografia.
Para se tornar um fotógrafo profissional (eu quero dizer transformar a fotografia em profissão principal) não existem pré-requisitos acadêmicos. Então, saiba as dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de Marketing, e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido.
- See more at: http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.7eOopSmM.dpuf
Confira
dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de
Marketing, e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido! - See
more at:
http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.7eOopSmM.dpufConfira
dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de Marketing,
e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido.
Confira
dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de
Marketing, e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido! - See
more at:
http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.7eOopSmM.dpuf
Confira
dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de
Marketing, e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido! - See
more at:
http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.7eOopSmM.dpuf
Confira
dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de
Marketing, e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido! - See
more at:
http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.7eOopSmM.dpuf
Ao longo dos anos tenho estudado muitos fotógrafos
de sucesso. Frequento seus workshops, sigo cada um no Twitter ou no Facebook, e
ainda acompanho suas atualizações em seus blogues. Quando o assunto são os
negócios bem-sucedidos, fica mais nítida a importância que os 4P’s do
marketing têm na trajetória de sucesso de cada um. Neste artigo
compartilharei a importância dos 4P’s do marketing para fotógrafos. São
eles, a propósito: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Cada vez mais pessoas têm acesso a equipamentos de última geração e
fazem da fotografia um delicioso hobby. Além disso, com a quantidade de
informações espalhadas pela Internet, obter conhecimento, de forma autodidata,
ficou muito mais fácil. Todo esse aprendizado aliado à prática faz com que muitas
pessoas arrisquem a sorte tentando trabalhar com fotografia.
Para se tornar um fotógrafo profissional (eu quero
dizer transformar a fotografia em profissão principal) não existem
pré-requisitos acadêmicos. Então, saiba as dicas de como iniciar um negócio
de fotografia pensando nos 4P’s de Marketing, e se dar bem nesse mercado
cada vez mais concorrido.
1º) PRODUTO
Que tipo de serviços e produtos você oferecerá?
Escolha o tipo de fotografia e o nicho de mercado que você irá
trabalhar, pelo menos em um primeiro momento. Será fotografia de casamentos?
Infantil? Newborn? Fotografia Publicitária ou moda? Quais são os produtos ou
serviços que está disposto a entregar a seu cliente? Somente fotografia?
Álbum? Sessões?
- E o Portfólio?
Portfólio é a alma do seu negócio.
Para um fotógrafo que está começando do zero, existem alguns caminhos.
Os três mais conhecidos são: cobrar mais barato pelo serviço, o que eu
não indico. Investir em portfólio, fazendo três serviços sem cobrar nada. (Isso
mesmo, sem cobrar nada!) Desta forma, você poderá escolher modelos para o
portfólio. E o terceiro, trabalhando como auxiliar de outros fotógrafos,
podendo negociar a utilização das imagens para o seu portfólio (nem todos os
fotógrafos cedem as imagens).
Esta escolha é muito importante, pois você precisa lembrar de algo:
“portfólio é o seu produto, e o produto é a alma do seu negócio”.
2º) PREÇO
Qual a sua estratégia de preço?
Existem algumas estratégias de precificação que o mercado de fotografia
utiliza:
- Seguir concorrentes: fixação dos preços iguais aos concorrentes;
- Cotar por baixo: preços inferiores ao da concorrência;
- Líderes de preço: os líderes de preço são responsáveis por ditar o nível de preço do setor;
- Preço de penetração: fixação de um baixo preço introdutório para conseguir alguma participação de mercado.
E os Custos? Claro, em todas as estratégias acima é obrigação do
fotógrafo saber quais custos implicam em seus produtos e serviços. O meu
conselho é que você faça uma pesquisa de preços na concorrência antes de
definir a estratégia que irá adotar. Leve em consideração os seus custos e o
que os seus clientes esperam de você.
3º) PRAÇA
Qual a sua região geográfica de atuação?
Você deverá escolher a sua região geográfica de
atuação. Pode ser um conjunto de bairros, no caso das grandes cidades, uma
cidade inteira ou um conjunto de cidades. Ou ainda, todo um Estado ou até mesmo
todo o Brasil.
- Seu Site
Com o mundo conectado ficou muito mais fácil quebrar as barreiras
geográficas. É muito comum encontrarmos excelentes fotógrafos de cidades do
interior que realizam trabalhos pelo Brasil e em alguns lugares do mundo. Então,
ter um site com um design clean, competitivo e voltado para a usabilidade é
muito importante. Nele, você vai expor o seu portfólio virtual, seus contatos,
blog e redes sociais.
Não conheço negócio de fotografia de casamentos
bem-sucedido sem um site. Monte você mesmo um site ou contrate uma empresa que
faça um. Para começar, indico que você monte o seu. Existem várias ferramentas
para a criação de sites que você mesmo pode fazer com facilidade. Basta
investir um pouquinho de tempo.
- Qual é o seu público-alvo?
Essa é uma definição muito importante que refletirá em todos os outros
P’s. Para escolher o público-alvo, você deve levar em consideração a região
onde você quer atuar, a classe social dos seus clientes, faixa etária,
nível de renda, nível de escolaridade e estilo de vida. Aconselho
planejar com cuidado o seu cliente ideal. Aquele que você quer atender e
fornecer os seus serviços. Conhecer o seu cliente ideal é vital para o sucesso
do seu negócio.
4º) PROMOÇÃO
Como promover?
Depois de criar o seu site, o próximo passo é ter
uma conta no Facebook. Neste momento é importante que seja uma fanpage, com um
visual em linha com o seu site. Cuidado, não misture o seu perfil pessoal
com o profissional. Por falar em Facebook, as redes sociais são muito importantes
neste início! E, claro, conte com a ajuda de seus amigos para alavancar a
divulgação.
- Divulgação de baixo Custo
Existem formas de baixo custo para promover o seu negócio. Uma delas é o
Facebook Ads. Com um orçamento de R$ 40, você consegue atingir o seu
público-alvo. A ferramenta é bem simples e fácil de usar. Um dos grandes
atrativos é que você consegue segmentar a sua campanha de acordo com os seus
interesses. Veja a imagem abaixo!
Gostou?
Os 4 P’s são apenas a introdução do marketing para
fotógrafos. Existem muitas técnicas profissionais de marketing que você pode
aplicar ao seu negócio. Fique
atento!
Gostou?
Os 4 P’s
são apenas a introdução do marketing para fotógrafos. Existem muitas
técnicas profissionais de marketing que você pode aplicar ao seu
negócio. Em breve, aprofundaremos mais sobre Produto, Preço, Praça e
Promoção. Fique atento!
- See more at: http://wedding.photos.uol.com.br/os-4ps-do-marketing-para-fotografos/#sthash.h1NqoN3F.dpuf
Postado
por:
Byanka Ferreira de Albuquerque
Aluno de Design Gráfico da Universidade Castelo Branco.
Byanka Ferreira de Albuquerque
Aluno de Design Gráfico da Universidade Castelo Branco.
Nombre del acreedor: Sr. Paul William.
ResponderExcluirPrestamista E-mail: paul_william_loanhouse@hotmail.com
Ofrecemos préstamos privados, comerciales y personales con tasas de interés muy bajas anuales tan bajas como 2% en un año a 50 años periodo de amortización en cualquier parte del mundo. Ofrecemos préstamos que van desde $ 5.000 a US $ 100 millones.
Los interesados deberán rellenar el formulario de solicitud de préstamo a continuación:
SOLICITUD DE PRÉSTAMO
SOLICITUD DE PRÉSTAMO
tu nombre completo*
Tu Correo Electrónico*
Tu Telefono*
su dirección*
Tu Ciudad*
Estado / Provincia *
País*
Número De Fax
fecha de cumpleaños *
¿Tienes una cuenta? *
Ha aplicado antes? *
Préstamo cantidad necesaria *
Duración del préstamo *
Propósito del préstamo *
Envíame una copia escaneada de su identificación: *
Nombre del acreedor: Sr. Paul William.
Prestamista E-mail: paul_william_loanhouse@hotmail.com
Saludos,
Sr. Paul William.
paul_william_loanhouse@hotmail.com